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Tecnologia aliada ao varejo: 4 dicas para cativar e fidelizar seus clientes

Tecnologia aliada ao varejo: 4 dicas para cativar e fidelizar seus clientes


A maneira como os consumidores se relacionam com as marcas mudam de acordo com as tecnologias disponibilizadas no mercado.

As estratégias de marketing para acolher mais clientes e o olhar cuidadoso voltado ao ramo varejista, abrem espaço para ótimas oportunidades àqueles que desejam intensificar o sucesso de sua empresa.

O consumismo está cada vez mais presente na vida do ser humano devido à tecnologia. Sendo assim, atualmente, o receio das empresas não se evidencia somente em vender seus produtos, mas em encarar a competitividade do mercado e os desafios quanto às experiências proporcionadas aos seus clientes, a fim de tornar suas marcas memoráveis.

Nesta mesma linha de raciocínio, Shaine Vaz, gerente da Agência Ziny, listou algumas aplicações de tecnologia em varejos, as quais ajudam a cativar e fidelizar clientes.

1. Invista na identidade visual de seu negócio

A frase “a primeira impressão é a que fica” é bastante comum em quaisquer segmentos. Por isso, o design deve ser pensado como uma porta de entrada para novos clientes. É ele que desperta a atenção e deixa a relação — do consumidor com a empresa — significativamente mais íntima.

A escolha de cores, logotipo, layouts e tipos de publicações são quesitos importantes para uma empresa se tornar inesquecível e fazer sucesso na internet.

2. Aposte em redes sociais e site criativo

Muitos empreendedores sabem o quão cansativo é prender a atenção do público. E, em torno de tantas informações — muitas vezes acessadas da palma da mão com alguns cliques —, é imprescindível ter espaço nas redes sociais, bem como ter um bom site disponibilizado na web.

“Além de proporcionar comodidade, expor a empresa no âmbito virtual, pode aumentar a popularidade de seu negócio, afinal, postando, curtindo, compartilhando, comentando, há chances de alcançar mais pessoas que se identificam com os produtos fornecidos”, comenta Vaz.

3. Dashboard

O monitoramento em tempo real do negócio é uma ótima opção para quem deseja tornar mais rápido o acesso às informações.

“Dashboard nada mais é que uma tela com vários dados sobre as vendas, quais são as interações do público com a página, além de visualização da quantidade de visitas, total de vendas, entre outros pontos.

Resumindo, a utilização de dashboard traz a possibilidade de análises mais organizadas referentes ao empreendimento, seja através de gráficos, tabelas ou listas”, conta Vaz.

4. ChatBot

Dinamismo e modernidade. Mais do que “robozinhos virtuais”, esse termo tem revolucionado o atendimento ao cliente.

Comumente entende-se que o chatbot é um robô que interage com as pessoas via chat e, embora a expressão seja simples, seu significado no meio tecnológico trouxe otimização e aproximação entre pessoas e marcas, de forma a agilizar o relacionamento e manter o tom de linguagem (quase) pessoal.

“A utilização do chatbot é muito interessante, uma vez que, através de softwares específicos de comunicação automatizada — alguns possuem a inteligência artificial e vão “aprendendo” novas expressões no decorrer das conversas com seus usuários — a rapidez é visível e satisfatória, porque o empreendedor pode utilizar o “tempo gasto” com as respostas para fazer outras atividades que julgar mais necessárias”, conta Vaz.

A palavra de ordem que dita sucesso no momento, é: inovação.

Inovar na gestão de redes sociais, no desenvolvimento de anúncios, na criação da identidade visual ou nas estratégias de marketing de conteúdo, podem ser ótimas opções para o crescimento de seu negócio.

Caso tenha dúvidas ou deseje saber um pouquinho mais sobre como destacar sua empresa no mercado em que atua, entre em contato conosco que vamos te ajudar!

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