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Os números do marketing de conteúdo no Brasil


O número de empresas que investe em marketing de conteúdo tem crescido ano a ano. Essa também tem sido uma das principais estratégias das marcas brasileiras para aumentar seu alcance na internet.

E para responder a todas as perguntas sobre esse segmento, a Rock Content, uma das principais empresas do setor, realizou a segunda edição do Content Trends, uma pesquisa que indica as principais tendências praticadas em nosso país.

Foram compiladas informações de mais de 2.700 profissionais de marketing.

Confira os resultados.

QUEM FOI OUVIDO – A Content Trends 2016 ouviu profissionais de marketing e empresários de empresas de diversos segmentos do mercado.

A maior parte dos participantes, 21% do total, é representado por agências de publicidade e marketing, seguidas pelas empresas de consultoria, representando 10,9% das empresas participantes.

A maior parte das pessoas que responderam a pesquisa eram sócios ou os próprios CEOs das empresas, representando 25,4% de todas as respostas. Analistas de marketing e gerentes de marketing também tiveram uma participação expressiva, representando 16,8% e 11,4%, respectivamente.

OS RESULTADOS:

  • 70% afirmaram usar o marketing de conteúdo para promover sua empresa e alcançar seus clientes;
  • As empresas que investem no marketing de conteúdo geram 4x mais visitas ao seus sites;
  • As organizações investem, em média, 28,1% do budget de marketing em marketing de conteúdo;
  • 69% pretendem aumentar esse valor em 2017;
  • Empresas que investem no marketing de conteúdo geram 5x mais leads.

É importante destacar que para gerar leads em uma estratégia de marketing é preciso ir além da simples oferta de conteúdo, mas oferecer também materiais ricos capazes de gerar interesse nos visitantes do blog. Entre estes materiais podemos destacar os ebooks, webinars, cursos e consultorias gratuitas.

O que fazer para gerar resultados
Além do perfil dos participantes e os resultados gerados pela estratégia de marketing de conteúdo, a Content Trends 2016 também gerou informações interessantes sobre o que fazer para gerar melhores resultados.

Documentação da estratégia de marketing de conteúdo
Apesar de o planejamento ser essencial para o sucesso de qualquer ação de marketing, apenas 31% das empresas possui uma estratégia bem documentada. Além disso, 16,8% não possuem nenhum tipo de estratégia, apenas geram conteúdo de acordo com sua percepção.

Em contrapartida, as empresas que documentam sua estratégia se consideram 50% mais bem sucedidas, demonstrando que as empresas que não documentam os passos de sua estratégia de promoção estão perdendo boas oportunidades de gerar resultados.

A importância de uma boa equipe
A pesquisa demonstrou também que 53,5% das empresas que se consideram bem-sucedidas em sua estratégia de marketing de conteúdo possuem uma equipe de marketing com 2 a 5 funcionários. Isso demonstra a importância de ter profissionais responsáveis pelo acompanhamento de toda a estratégia, não deixando as ações soltas ou sem um planejamento claro.

E tão importante quanto o tamanho da equipe é sua qualificação. Empresas que exigem certificação específica para o marketing de conteúdo consideram-se 50% mais bem-sucedidas na estratégia.

Como é feita a produção dos conteúdos
Nesta pesquisa identificamos que 60% de todas as empresas produzem seus conteúdos apenas internamente, enquanto 22% de delas produzem conteúdo apenas terceirizado.

Porém outro dado chama a atenção: 18% das empresas que combinam a produção de conteúdo internamente e com empresas terceiras se consideram 12% mais bem-sucedidas.

Volume de conteúdo produzido
O volume de conteúdo produzido mensalmente também influencia nos resultados gerados em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Isso porque identificamos que empresas que produzem 13 ou mais conteúdos por mês em seu blog geram, em média, o dobro de resultados das empresas que publicam até 12 peças de conteúdo por mês.

Além disso, 74,8% das empresas afirmaram produzir mais conteúdo em 2016 do que produziam em 2015, indicando que elas investem na produção de conteúdo para gerar resultados ainda mais expressivos.

Porém 44,7% das empresas do brasil ainda publicam apenas de 1 a 4 conteúdos por mês.

Formatos de conteúdo mais usados
De acordo com a pesquisa, os posts em redes sociais são os formatos de conteúdo mais utilizados pelas empresas, representando 81,4% de todo o conteúdo compartilhado.

Em segundo lugar estão os posts para blog, representando 61,7% do conteúdo criado pelas empresas. Outro dado curioso é que ebooks e whitepapers ainda são pouco explorados pelas empresas, representando apenas 31,6% das empresas entrevistadas.

Infográficos também são pouco explorados, e apenas 25,4% das empresas utilizam. Isso indica que apesar de serem materiais ricos muito importantes para gerar leads, ainda são pouco explorados pelas empresas, que concentram seus esforços para a geração de tráfego, principalmente.

Por fim, outro dado importante: empresas que publicam conteúdo em blogs geram até 3,7% mais visitas que as empresas que não possuem blog, destacando sua importância em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Estes são apenas algumas informações que a Content Trends gerou em sua edição de 2016.

Com informações de: Portal Administradores

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