blog
da ziny confira nossas postagens

plataforma magento vantagens e desvantagens

Magento: Conheça as vantagens e desvantagens da plataforma usada em mais 50 países.


Relativamente novo no mercado, o Magento  é uma plataforma desenvolvida pela antiga Varien, hoje intitulada Magento Inc, que se tornou uma divisão do maior e mais popular shopping da internet, o eBay.

O Magento é um software Open Source, que utiliza Framework Zend, baseado em linguagens PHP e MySQL. Traduzindo, o Magento é um sistema web de E-Commerce que possui código aberto, o que significa que os direitos autorais são livres, o que facilita a possibilidade de estudo e modificação, tornando o seu desenvolvimento público e coletivo.

O sistema possui 3 versões:

• Community Edition (CE) utilizada no mundo todo, é a versão livre e mais popular, que conta com suporte em vários fóruns e comunidades da internet.
• Enterprise Edition com recursos avançados, é uma versão paga com suporte especializado.
• Magento Go Essa versão está indisponível para novos usuários. Era indicada para pequenas lojas e funciona como cloud.

Implantando em 31,4% das empresas, o Magento é utilizado em mais de 50 países, por mais de 150.000 lojas, prova disso é que a palavra “Magento” se tornou mais procurada que o próprio termo “E-Commerce”.

 

Fonte: Google Trends. Acessado em: 17 de novembro de 2015.

 

Vantagens de ter uma plataforma Magento:

1 – Melhores e mais avançados recursos

Com fácil administração, excelente navegabilidade e customização praticamente sem restrições, a plataforma disponibiliza um grande números de recursos, o que exige uma construção mais sofisticada e boas práticas de performance, por isso, é necessário um certo cuidado ao contratar a empresa que irá desenvolver seu E-Commerce em Magento. Caso contrário, você pode ter problemas quando tiver aumento de vendas por exemplo.

2 – Extensões Magento

São módulos ou plugins complementares (gratuitos ou pagos) com funcionalidades que podem ser criadas por colaboradores do mundo inteiro, onde é possível customizar ou criar um módulo totalmente novo e exclusivo para a sua loja virtual, tornando a plataforma ainda mais funcional, pois ela pode se adaptar para suprir as necessidades da sua empresa.

Os módulos são de fácil gerenciamento e dão suporte a qualquer necessidade que sua loja virtual venha ter, com gateways de pagamento, newsletter, calculo de frete, sistema anti-fraude, logísticas, busca inteligente, filtros de resultados de busca, chat online, widgets sociais e muito mais.

Aqui, na Agência Ziny, já desenvolvemos alguns módulos, como o de Contagem RegressivaZoom Inteligente , Comprar Flutuante e muitos outros. Acesse nossos recursos e extensões para Magento no nosso site ou no Magento Commerce.

extensões magento plugin magento

 

3 – SEO

Se o seu objetivo é gerar mais tráfego para sua loja virtual e automaticamente converter mais vendas, o Magento é a sua melhor opção de plataforma, pois ele foi desenvolvido com o foco específico nos mecanismos de busca, com funções de SEO (Search Engine Optimization), além de possuir módulos que fortalecem a indexação para E-Commerce, como integração com o Google Analytics, Google Sitemaps e outras ferramentas para otimização, que, se ajustadas da forma correta, geram as melhores posições nos resultados de busca com as palavras-chaves relevantes.

Outro benefício do Magento para o SEO são os recursos de design responsivo, proporcionando que você gerencie a versão desktop e mobile da sua loja em um único painel, com atualização em tempo real das duas plataformas. E nada de imagem distorcida, seja para iPhone, iPad ou Android, o Magento redimensiona as imagens e ajusta os elementos de acordo com a interface móvel.

4 – Design e usabilidade

Com uma infinidade de temas prontos e personalizáveis, o Magento também tem possibilidade de criar ou adaptar para a sua loja qualquer layout disponível, alterando fontes, formas, banners e paleta de cores, tornando a navegação muito mais intuitiva, proporcionando um agradável experiência para o seu cliente finalizar a compra ou realizar qualquer tipo de tarefa na sua loja virtual. Por possuir uma estrutura formada por módulos, é possível encaixar qualquer funcionalidade para otimizar a navegação, você pode por exemplo começar com os recursos básicos, e conforme for notando novas necessidades, acrescentar e adaptar módulos.

DesVantagens

• Mão de obra altamente capacitada

O Magento é conhecido por ser um sistema sofisticado. Como é baseado em Zend, exige um padrão mais estruturado de programação, o que requere empresa e profissionais altamente especializados no assunto, que, dependendo das características do projeto, como instalação, configuração e manutenção, possuem custos que devem ser considerados por você.

• Hospedagem

Devido ao grande número de requisições ao banco de dados e a robustez da plataforma, é necessário um bom investimento em um provedor de hospedagem. É indicado que o servidor possua características específicas para a plataforma e que suas configurações sejam adequadas de acordo com as necessidades do Magento, caso contrário alguns problemas podem ser apresentados, como lentidão e períodos off-line.

Como você viu, se planejado e estruturado da forma adequada, o Magento se torna a plataforma perfeita para todo tipo de loja. Aqui na Agência Ziny temos o suporte completo para você criar ou otimizar a sua loja.

Saiba mais sobre:

Lojas em Magento
Extensões para Magento
Temas para Magento

 

Gostou do conteúdo? Ajude para que mais pessoas o leiam, compartilhe. 
Faça parte da nossa lista de assinantes e fique atualizado. ????

Até a próxima postagem ✌.

Deixe um comentário.