blog
da ziny confira nossas postagens

Onda de Informações

E-commerce: vendas são proporcionais ao conhecimento que sua loja oferece


Na última semana tive uma experiência como “consumidor online” que precisa de um produto, não sabe ao certo como o produto se chama, mas sabia para que precisaria: lixar madeira.

A saga se inicia aqui

Minha primeira reação foi acessar o Google e pesquisar o seguinte termo:

Caixa de Busca do Google com termo de pesquisa
Caixa de Busca do Google com termo de pesquisa

Nem precisei rolar a página, a resposta para a minha dúvida estava logo abaixo:

Destaque de Resultado de Pesquisa no Google
Destaque de Resultado de Pesquisa no Google

Aquele equipamento que eu sabia que precisava, mas não sabia o nome se chamava Lixadeira (bem sugestivo, não?). Nessa etapa, eu já sabia que precisaria comprar uma lixadeira, então antes de mais nada minha primeira reação foi entrar numa loja que possivelmente venderia este tipo de equipamento. A primeira que me veio a cabeça foi a Dicico; fui direto para o site deles e ao entrar… surpresa! Eles não tem uma loja virtual. Acabei voltando para o meu velho amigo Google; mas agora o meu termo de pesquisa foi outro:

Caixa de Busca do Google com termo de pesquisa refinado
Caixa de Busca do Google com termo de pesquisa refinado

Agora as coisas pareciam estar melhorando, afinal de contas, no meu resultado de pesquisa apareceram imagens exatamente do produto que eu imaginava – com um detalhe muito importante: os preços!

Resultados de Pesquisa do Google Shopping
Resultados de Pesquisa do Google Shopping

Mas neste ponto observei que existia uma infinidade de tipos de lixadeiras: Orbital, Roto-Orbital, Orbital de Acabamento, Angular… Afinal de contas: qual delas eu preciso? Acabei visitando o primeiro resultado com um preço que me agradou, até porque, o preço sempre é um ponto importante de ser avaliado numa compra. Tratava-se da “Lixadeira Orbital Goodyear Oscilante 135W com Adaptador para Coletor de Pó”

Página de Produto no Walmart Brasil
Página de Produto no Walmart Brasil

Mas pensei: “Será que este produto funciona pro que eu pretendo?” – No caso eu pretendia lixar placas de madeira crua, sem acabamento, um lixamento mais rústico mesmo. Foi aí que encontrei o seguinte trecho dentro da descrição do produto que me deixou curioso: “Uma ferramenta leve e suave que proporciona melhor desempenho em fino acabamento.” Fino acabamento? Definitivamente não é desse tipo de lixadeira que eu preciso.

Andei por mais algumas lojas e após não chegar a conclusão alguma, resolvi voltar ao meu amigão:

Caixa de Busca do Google com novo termo de pesquisa
Caixa de Busca do Google com novo termo de pesquisa

Encontrei neste momento um blog, que explicava cada detalhe de cada lixadeira e para que uso cada uma era indicada! Que maravilha! Descobri agora que eu preciso de uma “Lixadeira de Cinta”

Nem preciso dizer que fiz uma nova pesquisa com o novo termo descoberto, novos resultados apareceram com preço no Google Shopping e eu acabei encontrando uma pessoa vendendo uma dessas Usada pelo OLX, por um terço do preço de uma nova. A escolha da usada foi por conta da origem do uso: Hobby.

Como poderia ser a melhor experiência de compra da minha vida?

A melhor experiência de compra da minha vida seria entrar no google e descobrir o nome do equipamento. Uma vez descoberto, ir até o site inicialmente pretendido e ao adentrar na seção de “Lixadeiras” encontrar um conteúdo bem explicativo sobre as diferenças de cada lixadeira e para qual uso cada uma delas era indicada.

Com certeza, entrar na primeira loja virtual e receber toda essa informação sobre o produto pesquisado, fariam com que eu concluísse a compra no mesmo instante, sem necessidade de fazer novas visitas ao Google ou a sites concorrentes. Além do mais, a empresa me explicou cada detalhe que eu poderia ter dúvida, por que não fechar negócio com ela?

E aí, o que sua loja oferece: Produtos ou Conhecimento?

Aliás, vale lembrar que aqui no blog da Ziny, disponibilizamos recentemente uma lista com 32 KPIS – Indicadores de Performance para você utilizar em seu e-commerce e acompanhar a evolução de sua loja virtual

Abraço e até a próxima!.

Deixe um comentário.