blog
da ziny confira nossas postagens

Tinta dissolvida na água

E-commerce: As Cores e sua influência nos Resultados de sua Loja Virtual


Presentes em nosso dia-a-dia, desde o momento em que abrimos os olhos, as cores nos auxiliam, nos guiam, nos ensinam e até mesmo nos mantém em segurança, afinal, como sabemos qual o momento mais seguro de atravessar a rua, senão por um sinal visual? Além disso, as cores também nos influenciam, mudando a nossa opinião ou decisão sobre determinado assunto, por exemplo, quem nunca decidiu pela compra de um produto somente pela sua cor?

As cores possuem diversos significados, que variam de pessoa para pessoa, de lugar para lugar e principalmente, de cultura para cultura. Entretanto, há diversos estudos na área de psicologia e teoria das cores que vem sintetizando essas definições, buscando padrões e facilitando a vida dos profissionais que trabalham com cores.

Muito interessante. Mas o que toda essa poesia tem haver com o meu e-commerce?

Tudo, pois mais que um simples detalhe estético, cores podem influenciar decisões dentro de uma loja virtual. O planejamento visual correto, além de resultar em um layout atrativo e agradável, também impacta o consumidor e o incentiva a navegar no site e consequentemente, comprar. Caso contrário, o mau uso das cores pode incomodá-lo a tal ponto, que ele pode deixar a loja virtual sem realizar nenhuma interação.

Por isso é importante que o lojista conheça os significados das cores e procure profissionais qualificados, como os da Agência Ziny, para ser orientado quanto as cores mais adequadas para usar no seu e-commerce.

A seguir, você pode conferir algumas cores, seus usos e sua influência na mente do consumidor. Entretanto, é válido lembrar: longe de ser verdade absoluta, é apenas um guia elaborado por profissionais, a fim de facilitar a escolha correta para cada caso.

Infográfico sobre as cores, seus usos e significados no e-commerce
Infográfico sobre as cores, seus usos e significados no e-commerce

A escolha das cores para um e-commerce vai muito além de gostos pessoais. Elas afetam diretamente o consumidor, refletindo na taxa de conversão de qualquer loja virtual, significando sucesso ou fracasso nas vendas. Por isso, é muito importante ter cuidado nesta escolha, e antes de aplicá-la, analisar, junto a uma agência digital, como nós, da Ziny, qual a melhor estratégia visual para a loja virtual, visando seu público-alvo.

Para um e-commerce ter sucesso, não basta ser bonito: tem que ser funcional, gerar resultado. Cores transmitem mensagens.

Qual a mensagem que a sua loja virtual está transmitindo para seus consumidores?

Isso é tudo (por enquanto), pessoal!

Fontes:

A psicologia das cores aplicada ao e-commerce

Infográfico: A psicologia das cores no marketing e no dia-a-dia

A importância das cores no e-commerce.

Deixe um comentário.