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Confira dicas e principais pontos para participar de ação promocional, que ocorre no final de novembro.

Black Friday 2015: conheça os motivos para participar


Comparada à datas sazonais tradicionais, como o Dia das Mães, Dia dos Pais e o Natal, a Black Friday é uma ação promocional já consumada no varejo eletrônico. É neste dia que alguns dos principais resultados do comércio on-line brasileiro são alcançados, abrindo o período de vendas de final de ano.

Em 2015, apesar do momento de instabilidade econômica, a previsão é de que o evento movimente mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil, registrando aumento acima de 15% em relação ao ano passado (quando foi movimentado o equivalente a R$ 1,16 bilhão), de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e).

A sexta-feira negra (em português literal) é uma data reservada às compras para milhares de e-consumidores, que aproveitam a queima de estoque em grandes redes varejistas para adquirir roupas, eletrônicos, eletrodomésticos, passagens aéreas, produtos culturais, entre outros.

Participar da Black Friday é, hoje, fundamental para empresas do mundo virtual
Participar da Black Friday é, hoje, fundamental para empresas do mundo virtual

Mas, antes de pensar em aproveitar a data para faturar mais, é necessário traçar um planejamento para a Black Friday. O mais indicado, portanto, é que os lojistas do mundo virtual definam com antecedência as suas principais estratégias para atender a demanda de pedidos – o que inclui logística operacional e marketing digital, evitando deixar muitos consumidores frustrados com a sua loja virtual.

Abaixo, apontamos alguns tópicos para ajudar você, empresário, a escolher a melhor opção para o seu modelo de negócio.

 

Como preparar seu E-Commerce para a Black Friday:

– Participe da Black Friday apenas se tiver ofertas reais para oferecer aos seus clientes. Caso não tenha margem para oferecer produtos em promoções com descontos reais, não arrisque.

– Se você irá participar da Black Friday, avise ao desenvolvedor da sua plataforma de E-Commerce para que se prepare para dar conta do aumento no tráfego em sua página. Reduzir o peso de páginas e otimizar as consultas dinâmicas é um bom início. O mesmo vale para suas transportadoras, para que consigam se preparar no aumento do volume de entregas.

– Treine sua equipe de atendimento: prepare respostas padrão e avise a todos para estejam cientes das ofertas e regras das promoções. Lembre-se: seus clientes precisam ser bem atendidos para comprar e voltar à sua loja.

– Controle os estoques: mantenha os estoques do site atualizados com os estoques reais, para diminuir o risco de rupturas e, consequentemente, consumidores que compram, mas que não recebem seus produtos.

– Invista em mobile para ter mais tráfego, visibilidade e maximizar as suas vendas. Maior presença na internet, seja por dispositivos móveis ou fixos, vai aumentar a exposição da sua marca e fazer com que você seja lembrado mais rapidamente em relação a concorrentes.

– Aproveite o período de promoções para aumentar a sua base de clientes e também fidelizá-los. Invista em análise de métricas para conseguir atingir o maior número de e-consumidores e traçar os seus principais desejos (produtos ou serviços que você disponibiliza) durante a Black Friday. Com isso, será possível direcionar ações e promoções, criando potenciais clientes no futuro, inclusive.

– Divulgue: de nada adianta ter boas ofertas se você não contar para as pessoas. Programe disparos de e-mails na véspera da data, campanhas em buscadores e comparadores de preços. Coloque banners no site divulgando que você está participando da ação e abuse de anúncios nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.

Fonte: E-Commerce News

 

Mudança no perfil do consumidor brasileiro

Com a adesão cada vez maior de lojas de todos os segmentos de mercado, a Black Friday tem alterado o perfil do consumidor brasileiro. É assim que enxerga o gerente do canal de vendas da Cielo, Diego Feldberg.

“O que você notava é que o cliente começava a fazer as compras de Natal e de final de ano nas primeiras semanas de dezembro. O que aconteceu na Black Friday de 2013 e 2014 de maneira bem consistente é que houve uma antecipação dessas compras. A Black Friday de fato está mudando o padrão de comportamento do consumidor”, avalia Feldberg.

“A Black Friday mostra que é um dia comemorativo em franca expansão. Está realmente crescendo muito e aumentando o seu impacto. É uma data que tem liderança muito importante dentro do varejo como um todo”, completa.

Fonte: Terra

 

Projeção para 2015

Esse ano, 96% das pessoas afirmaram que farão compras em algum website durante a Black Friday. Os descontos reais das lojas on-line devem chegar a 80%. A previsão é de que mais de 80 milhões de acessos simultâneos aconteçam nas principais redes de varejo do Brasil. As informações são do portal BlackFriday.com.br.

Ação promocional teve início na década de 1990. Desde então, já chegou a vários continentes
Ação promocional teve início na década de 1990. Desde então, já chegou a vários continentes

A Agência Ziny oferece toda a estrutura e assessoria necessária para que o seu E-Commerce participe da Black Friday 2015.

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