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5 estratégias de marketing de conteúdo que podem impulsionar o seu site


Você investe em marketing de conteúdo para o seu site? Além de ser o elemento responsável por trazer mais clientes, ele pode ser de grande importância para divulgar seus produtos e serviços.

A internet se tornou parte fundamental da rotina das empresas, sendo essencial para aquelas que desejam crescer.

Além disso, a ferramenta tem grande impacto para consolidar a sua marca no seu segmento de atuação e no mercado em geral.

O marketing de conteúdo está dentro das estratégias de marketing digital, como uma das maneiras mais eficientes de atrair o público. Isso porque ele é capaz de chamar a atenção das pessoas pela qualidade dos materiais oferecidos.

Ele não se trata apenas de uma propaganda ou anúncio, mas de uma possibilidade de fazer com que a marca seja reconhecida como autoridade na área de atuação devido ao conteúdo que ela disponibiliza.

Por isso, se você ainda não começou a utilizar o marketing de conteúdo para promover o seu empreendimento, aproveite para conhecer mais sobre o tema neste artigo.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma forma bastante abrangente de oferecer ao público a chance de conhecer mais sobre vários assuntos, enquanto a sua marca é vista como grande conhecedora do seu ramo.

Isso quer dizer que se você domina o que está fazendo e sabe da qualidade dos seus serviços, vai conseguir conquistar mais clientes ao levar informações que agregam valor ao público.

As empresas de instalações elétricas prediais, por exemplo, que prestam serviços de grande importância para condomínios, podem apostar no marketing de conteúdo como uma forma de divulgar o seu trabalho enquanto fornecem conhecimento aos seus clientes.

O marketing de conteúdo traz diversos benefícios para uma empresa, tais como:

  • Conquistar um bom posicionamento na internet;
  • Interagir de maneira mais enriquecedora com o público;
  • Manter os potenciais e os atuais clientes informados;
  • Fidelizar os consumidores mais facilmente, etc.

Nesse sentido, é fundamental alcançar um bom posicionamento na internet e, com o marketing de conteúdo, isso é feito de maneira muito mais simples.

Um exemplo disso pode ser o de uma marmoraria em SP que disponibiliza um blog em seu site com materiais relacionados aos tipos de pedras e produtos mais utilizados em decorações, sobre como elas são extraídas da natureza e vários outros assuntos.

Esse é um meio de interagir de maneira enriquecedora com seus clientes, que podem ser beneficiados ao receber um conteúdo informativo e podem optar por produtos mais certeiros para suas demandas.

O marketing de conteúdo possui a grande vantagem de ampliar a interação de um estabelecimento com o público interessado no seu negócio, mas também com os seus clientes fiéis.

Desse modo, uma indústria de luminárias pode utilizar o marketing de conteúdo para se comunicar com a sua carteira de clientes, assim como com quem deseja adquirir os seus produtos.

Toda essa estratégia ainda possibilita que a sua empresa mantenha um contato constante com o seu público, o que é uma característica indispensável para a fidelização de clientes.

Depois de entender um pouco mais sobre o marketing de conteúdo, é preciso aplicar algumas das estratégias para que você possa colher resultados com essa ferramenta indispensável do marketing digital.

Selecionamos 5 delas para que você possa começar o quanto antes. Conheça mais sobre elas nos tópicos abaixo:

01. Planejamento de conteúdo

Para impulsionar o seu site na internet utilizando o marketing de conteúdo, você deve começar por um planejamento de pautas.

Isso quer dizer que você precisa selecionar e produzir materiais que possam ser interessantes para o seu público e que tenham alguma ligação com o seu segmento.

Se você possui uma clínica capilar, por exemplo, é possível desenvolver um cronograma para se guiar na sua estratégia de produção de conteúdos.

Assim, você pode escrever artigos sobre os cuidados após um implante ou sobre produtos naturais e tonificantes que podem agir com maior eficiência nos cabelos, assim como vários outros temas relacionados.

Com um planejamento prévio dos conteúdos, você terá sempre disponível algum assunto de interesse geral do seu público e pode acessá-lo sempre que houver a necessidade de tratar um novo tema.

02. Periodicidade de postagens

Outra estratégia fundamental do marketing de conteúdo é a periodicidade, ou seja, a constância em alimentar os seus contatos com novos materiais.

Isso é fundamental no marketing de conteúdo, pois sem uma frente ativa de produção o seu público pode acabar dispersando e procurar outros materiais que supram a sua demanda.

Uma empresa de portões automáticos que possua um blog e que mantenha os seus clientes sempre informados com o envio de e-mail marketing deve manter uma agenda programada de novas postagens.

Essa periodicidade é essencial para manter o seu público engajado e fazer com que eles estejam sempre interagindo com o seu negócio.

Nesse sentido, você pode utilizar o seu planejamento de conteúdos e estar sempre com alguns materiais já prontos, que podem fazer com que você consiga manter a sua constância nas publicações.

Isso facilita a administração do seu blog e da sua estratégia de marketing, já que ter sempre em mãos um material pronto para postagem pode ser a solução para que você não falhe na sua campanha de marketing.

03. Persuasão e gatilhos mentais

Passamos por vários tipos de conteúdos diariamente, sejam eles informativos ou de publicidade.

Bons textos de marketing são elaborados contendo elementos de persuasão, ou seja, os gatilhos mentais.

No geral, quando as pessoas buscam por artigos na internet, elas querem entender sobre os benefícios de um determinado produto ou serviço. São essas as características que podem influenciar uma compra.

Por isso, ao produzir os seus textos você deve sempre pensar em fornecer as informações que os seus clientes gostariam de ler e o que faria com que eles decidissem por adquirir um determinado item.

Ao ler um artigo sobre móveis planejados para cozinha, por exemplo, você provavelmente vai buscar entender o motivo pelo qual eles podem ser a melhor opção para a sua casa.

Isso vai envolver informações sobre o fato de que esse tipo de móvel é feito sob medida, de que eles possuem melhor durabilidade e sobre a personalização das peças.

Desse modo, o cliente se sente inclinado a decidir pelos móveis planejados e deixa de lado a ideia de comprar um armário convencional.

Assim, o uso da persuasão no seu texto leva até o cliente uma informação que o faz captar os benefícios daquele produto e escolhê-lo entre várias outras opções.

04. Técnicas de SEO

Os efeitos do marketing de conteúdo podem ser potencializados com o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que podem impulsionar o seu site.

As técnicas de otimização para mecanismos de busca podem ser incluídas como uma maneira eficiente de tornar os seus conteúdos ainda mais conhecidos na internet.

Isso porque o SEO é composto por elementos de grande importância dentro dos parâmetros de pesquisa nos buscadores, trazendo entre as primeiras posições os sites que mais possuem relevância na internet.

Isso quer dizer que se o seu artigo for bem escrito, se trouxer informações valiosas e seguir as características que fazem da sua página uma referência, o seu site será exibido para os seus clientes nas primeiras posições do buscador.

Essas técnicas envolvem diversos fatores como o uso de um título atrativo no seu texto, de aceleradores para carregamento mais rápido da página e muitos outros elementos.

Tão importante quanto as características mencionadas acima a escolha e uso de palavras-chave como “puxadores para móveis” faz com que o cliente encontre a página que abordou o assunto.

Ao aplicá-las no seu texto, você certamente perceberá uma maior quantidade de acessos no seu artigo e, consequentemente, maiores resultados para a sua empresa.

05. Redes sociais

O marketing de conteúdo também está nas redes sociais e pode ser bastante benéfico para impulsionar o seu site.

Afinal, elas possuem recursos capazes de aumentar a sua comunicação com o cliente, enquanto promovem a sua empresa de diversos modos.

Você pode facilmente publicar um link que leve os usuários ao seu blog para que possam conhecer as vantagens de utilizar uma bancada de aço inox na sua cozinha industrial, por exemplo.

As redes sociais também permitem que um artigo possa ganhar bastante relevância na plataforma. Isso é possível por meio da interação de vários usuários e seguidores do perfil.

Além disso, uma postagem com um conteúdo de qualidade pode facilmente se disseminar nas redes, fazendo com que mais pessoas procurem a sua empresa por causa do material.

Depois de conhecer algumas das principais estratégias de marketing de conteúdo que podem ajudar no impulsionamento do seu site, você deve colocá-las em prática o quanto antes, de modo a engajar o seu público e colher resultados para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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